Imagine-se, você, aluno em egresso da universidade, pronto para ser introduzido ao mercado de trabalho. Ao seu redor, um mundo de incertezas, mas também de oportunidades. Movido por um sonho, você decide aplicar para diversas empresas em busca de uma oportunidade de ouro. Ao avaliar vagas dos mais variados segmentos, você percebe algo que todas têm em comum: buscam pessoas que tenham comprovadamente conhecimento prático e experiência na área – O paradoxo da experiência! Nesse momento, você se queixa do que poderia ter sido diferente durante a graduação e o desespero vem bater em sua porta. Voltemos à realidade, você, aluno ainda em processo de formação, quer saber o que fazer para evitar que essa seja sua realidade após a conclusão de seu curso? Vem comigo que eu te conto!
Não é segredo para ninguém o trabalho ímpar desempenhado pelas universidades brasileiras ano após ano em prol de um país melhor. Por outro lado, o conhecimento que não se tem de forma tão difundida quanto é o papel das Empresas Juniores (EJ) dentro da Universidade e como elas se encontram a serviço do universitário. Afinal, você sabe o que é uma EJ? Aqui vai um guia bem breve sobre o que é uma EJ:
Associações sem fins lucrativos compostas por alunos do ensino superior de um ou mais cursos de graduação, tendo como principal finalidade a capacitação de seus membros para o mercado de trabalho. Mas como isso tudo se torna possível? Fica clara uma importante parceria que é estabelecida entre a Universidade e a Empresa Júnior, em que, a partir da ajuda de professores-tutores e laboratórios de excelente qualidade, os alunos dispõem de toda a instrução e incentivo necessários.
Agora com o conhecimento do que é uma EJ, muitas perguntas secundárias podem surgir, como: qual sua área de atuação? Quais os benefícios de se fazer parte? Por que escolher uma empresa Júnior em um mercado de tantas opções? Mas calma! Tudo se torna tão orgânico ao se tornar um membro que não existe uma forma melhor de se responder essas dúvidas do que você se inscrever para o nosso Processo Seletivo e se tornar um membro. Darei, porém, um spoiler do que espera você, aluno em graduação no ensino superior, ao desejar tornar-se membro de uma EJ.
A depender do ramo em que atua e o curso que compõe a empresa, ela terá atividades voltadas para segmentos variados. Vamos tratar alegoricamente da Meta Consultoria, uma empresa de engenharia mecânica, mecatrônica e aeronáutica, que propõe soluções em engenharia e consultorias empresariais que garantem a melhoria na escala produtiva, além do desenvolvimento e capacitação de seus membros, sempre trazendo a experiência da engenharia para além do pragmatismo das salas de aula. Você, com toda certeza, estará na frente do concorrente ao estudar uma vaga para uma grande empresa! “Mas será que vou me sobrecarregar quanto à conciliação entre faculdade e empresa”? Tudo depende de como você valoriza o seu tempo na empresa. “A Meta é para você o que você é a Meta”, sendo ela um ponto de aprimoramento profissional e de Networking, além de ser a oportunidade de se engrandecer curricular e profissionalmente.
Ainda resta alguma dúvida? Aqui vão três oportunidades, ou melhor, motivos inegociáveis para você se tornar membro de uma EJ e impedir que você caia no paradoxo do exemplo inicial:
- Aplicação prática do conhecimento teórico da universidade, preparando para o mercado de trabalho;
- Oportunidade de se ampliar o Networking com Benchmarkings entre outras EJs, abrindo portas para atuação a nível regional, estadual ou, até mesmo, nacional, através das ações do Movimento Empresa Júnior (MEJ);
- Enriquecimento do currículo e, por consequência, vantagens ao se competir com outros profissionais;
- Bônus que ninguém te conta: desde o processo seletivo, o candidato já está sujeito a uma avaliação criteriosa que vai ao encontro do que se apresenta nos processos de admissão para empresas do ramo que se busca, colocando-o a par do que o espera no jogo da vida real!
Vale reforçar que infindáveis linhas discorrendo sobre o assunto não são suficientes para caracterizar o valor profissional que se concentra no papel de uma EJ, muito menos um breve texto. Por isso, não permita ser deixado para trás como nosso colega preso no primeiro parágrafo desse blog. Faça de sua graduação um eterno protagonismo e aproveite a oportunidade de estar no país que mais valoriza as Empresas Júniores no mundo. E você, aluno da FEMEC vinculado à UFU, conte com a Meta para ser a parceira de sua graduação. Inscreva-se em nosso Processo Seletivo e aproveite essa experiência completa em engenharia. Tenha metas! Vem ser Meta!