Análise de materiais: O que é e por que realizar?

Facebook
Twitter
LinkedIn

     A análise de materiais consiste em vários experimentos, como ensaios mecânicos, por exemplo, que têm como finalidade a determinação de propriedades e características inerentes dos materiais, tudo isso com a intenção de proporcionar uma melhor utilização do mesmo e garantir que está sendo utilizado de maneira adequada e otimizada.

      É imprescindível realizar uma boa escolha de materiais na realização de um projeto, visto que isso irá garantir a segurança e adequação do material para o fim específico . Assim, para determinar o material que será utilizado em um projeto a ser desenvolvido é necessário considerar fatores como: forças e esforços aplicados , condições ambientais do meio em questão, e, claro, o custo benefício. 

      Mas a questão é: como garantir que o material que estou usando é o mesmo especificado no  projeto? 

      É aí que a análise de materiais desempenha um de seus papéis principais, a partir de uma amostra do material adquirido é possível realizar ensaios que mostrarão propriedades físico-químicas que permitem identificar se o material realmente é o efetivamente especificado para a realização do projeto. 

      Para isso pode-se realizar ensaios mecânicos de tração, dureza, impacto Charpy, flexão, compressão, cisalhamento e fadiga. Tudo isso com o intuito de assegurar que o material resistirá às condições às quais será submetido durante a aplicação, de modo a garantir a segurança, evitar acidentes e reduzir gastos de mão de obra e insumos para realizar uma etapa do projeto novamente.

      Além disso, é possível analisar a microestrutura a nível atômico por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV), a qual permite verificar a composição química, identificando impurezas e garantindo que a composição do material é adequada para garantir características desejadas, como resistência à corrosão, por exemplo.

      No entanto, a aplicação da análise de materiais vai além da realização de ensaios para assegurar a conformidade com os pré-requisitos de projeto. Ela pode ser utilizada após um desgaste, corrosão ou até mesmo falha. Ou seja, um experimento como a análise de falhas pode ser realizado com o intuito de identificar a causa-raiz do problema e, a partir disso, determinar o conserto mais indicado para a situação e, consequentemente, evitar que isso ocorra novamente.

      Assim, é notável que a análise de materiais se configura como um investimento, uma vez que busca garantir efetivamente que o material especificado está sendo aplicado, garantindo a segurança, reduzindo os acidentes, diminuindo gastos com reparos e proporcionando uma durabilidade e economia a longo prazo. Além disso, pode ser utilizada para mitigar problemas ocorridos, como falhas, identificando a real causa da questão e a melhor forma de corrigir, evitando assim que isso ocorra novamente e um novo gasto para reparo e reposição seja necessário.

      Se interessou em investir em uma análise de materiais para um projeto que está realizando ou quer identificar e resolver o problema daquela peça que frequentemente falha e gera gastos de conserto e reposição? Veja e mais e fale conosco em nossa página de Análise de Materiais.

 

Mais textos que você pode querer ler:

Desafios na Modelagem 3D

            Quando se ouve sobre modelagem 3D, vem a ideia de que qualquer coisa é possível, e realmente é. Mas como qualquer

Deixe um comentário