Você sabia que a Meta realiza projetos de irrigação?

Facebook
Twitter
LinkedIn

      A agricultura irrigada é um assunto extremamente forte no Brasil devido ao histórico do cultivo de alimentos no passado e na atualidade. Quando se fala de irrigação, somos levados a pensar em grandes lavouras ou hortas que necessitam de análise complexas do solo, projetos de difícil dimensionamento, alto investimento ou custo de manutenção, mas, na realidade, o problema, para a pessoa dotada de insumos técnicos, tem resolução mais simples do que se imagina.

      Certos projetos para irrigação de jardins, lavouras, hortas ou gramados são dimensionados de forma inadequada, seja no método de molhamento ou na escolha e disposição da bomba e de tubulações. Essas más seleções acarretam, como consequência, o estresse hídrico do solo – mas, mesmo a água sendo de extrema necessidade para o solo, você sabia que ela pode prejudicar toda a estrutura agricultora? Esse problema é conhecido como asfixia, causando morte nas raízes por excesso de água, além de grandes desperdícios e de escassez em certos lugares devido à distribuição irregular, o que prejudica a cultura e ocasiona, até mesmo, a perda dos equipamentos. Como realizar, então, um planejamento de irrigação da forma correta?

      Na Meta, realizamos projetos de irrigação para que a água seja aproveitada e distribuída da melhor forma sempre dentro das normas ambientais. Utilizamos software para cálculo de vazões, seleção da bomba e tubulações, além da orientação de professores especializados no assunto.

Figura 1: Exemplo de mapeamento e disposição de aspersores.

 Figura 2: Esboço para cálculo de vazão em cada aspersor.

      Interessou-se pelo assunto? Deseja realizar um projeto de irrigação para sua cultura? Entre em contato conosco pelo formulário a seguir ou através de nossas redes sociais. A Meta conta com uma equipe preparada para a solução de uma agricultura de qualidade e irrigação responsável e prudente!

 

Mais textos que você pode querer ler:

This Post Has 3 Comments

  1. Pedro

    Parabéns pelo trabalho! Informação bastante valiosa!

  2. Vitor

    Achei super importante o assunto, visto que moramos num país agrícola.

  3. Júlia Russo

    Muito interessante a temática, ainda mais para um país como o Brasil, com extensão, relevo e clima propício para o investimento nesse setor!

Deixe um comentário