Você sabe o que é um Plano de Manutenção e entende sua importância?

Facebook
Twitter
LinkedIn

     Você com certeza já ouviu a frase: “É melhor prevenir do que remediar”. Tal sentença nos remete à ideia de evitar com que algo ruim ocorra de forma que se faz necessário tomar uma atitude para prevenir danos. Vale mais a pena evitar um acidente do que sofrer com lesões futuramente caso aconteçam. Tal ditado pode também ser aplicado para a manutenção de veículos automotivos, maquinários industriais e tudo aquilo que possui um ciclo de vida mais longo, em que manutenções são necessárias.

     Um plano de manutenção pode ajudar as indústrias de modo que, dificilmente, tenham que parar sua produção devido à quebra de maquinário, assim como evitar que grandes quantias sejam gastas em algo que poderia ser evitado. Mas como isso é possível?

     O plano de manutenção nada mais é que um documento responsável por organizar e registrar todas as atividades de manutenção de uma máquina, controlando a frequência e periodicidade com que tais operações ocorrem. Além disso, por meio deste planejamento, é possível criar um padrão para a forma como as manutenções ocorrem e para os tipos de peças que são trocadas.

    Dentro de um plano de manutenção podemos ter várias ramificações, sendo elas: manutenção preventiva, preditiva, corretiva, por inspeção e troca mandatória, possuindo cada uma delas sua devida importância e aplicabilidade em determinadas situações. Vale lembrar que a limpeza e devidos cuidados com os equipamentos também fazem parte da sua manutenção. Vamos falar um pouco mais do plano como um todo?

     Com um devido plano de manutenção, inspeções planejadas e mais abrangentes são realizadas com maior frequência e, dessa forma, é possível acompanhar o desgaste de peças e componentes das máquinas, evitando com que elas falhem, reduzindo manutenções corretivas e evitando prejuízos para a empresa, uma vez que a cadeia produtiva não será interrompida de uma hora para a outra. Além disso, uma boa gestão da manutenção aumenta os índices de confiabilidade e disponibilidade do maquinário, haja vista que o tempo é utilizado com mais eficiência, elevando a produtividade como um todo e aumentando os lucros da empresa.

     Mas quais são os passos necessários para a implementação de um plano de manutenção? De forma simples, podemos dividi-lo em cinco etapas:

  1. Levantamento e priorização dos dados:

     Aqui serão obtidos e analisados todos os dados referentes à máquina que se deseja elaborar o plano de manutenção. Dessa forma, é possível entender de maneira mais aprofundada como ela funciona, conhecendo melhor os pontos que precisam ser trabalhados;

  1. Visualização dos processos:

     Aqui são definidas as metodologias de manutenção da empresa, contendo fluxogramas de impacto relacionados a cada variação no processo, assim como em elação aos operários em contato direto com as máquinas, possibilitando enxergar, de forma geral, como será montado o plano de manutenção antes da sua elaboração em si.

  1. Planejamento:

     Nessa etapa, planeja-se como as manutenções serão realizadas na prática, definindo a frequência das manutenções, prazos e horários. Aqui são criados POP’s (Procedimento Operacional Padrão), fluxogramas e metodologias para a realização dos processos de manutenção.

  1. Disponibilidade de peças:

     Uma vez montado o plano de manutenção, é necessário que se tenha à disposição todas as peças para a realização da manutenção nos maquinários. Com isso, você já se atenta aos prazos dos fornecedores e garante a confiabilidade do equipamento.

  1. Implementação:

     A implementação de um plano de manutenção não ocorre de um dia para o outro, sendo necessário que todos os envolvidos estejam cientes das mudanças e entendam a sua necessidade. Treinamentos para que os funcionários possam seguir e executar corretamente as instruções e prazos do plano são indispensáveis. Com o tempo, espera-se que a manutenção preventiva se torne parte da cultura da empresa, aumentando assim a sua lucratividade e reconhecimento quanto à disponibilidade e confiabilidade.

     E aí? Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância dos planos de manutenção e sobre como eles são realizados, que tal procurar um para o seu negócio?

     A Meta Consultoria conta com membros e professores totalmente capacitados para a realização de planos de manutenção completos, ajudando você e seu negócio a produzirem cada vez MAIS gastando MENOS. Entre em contato conosco!

Mais textos que você pode querer ler:

Desafios na Modelagem 3D

            Quando se ouve sobre modelagem 3D, vem a ideia de que qualquer coisa é possível, e realmente é. Mas como qualquer

Deixe um comentário