Os ODS devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030
Em setembro de 2015, líderes mundiais de mais de 150 países se reuniram na sede da ONU, em Nova York, para debater a respeito de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para o planeta. O desdobramento dessa reunião são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.
Atingir os 17 ODS é uma responsabilidade conjunta dos Estados, empresas e sociedade civil. Esse enorme compromisso é dividido em 169 metas, que serão analisadas por 231 indicadores globais, esses estipulados para contemplar três dimensões do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômica.
Países tem até 2030 para a implementação dos 17 objetivos propostos pela ONU
Crédito da arte: Ken Robinson/Global Goals
O papel do setor privado
Sobre a colaboração das empresas no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, disse: “as empresas são parceiras vitais no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Elas podem contribuir por meio das suas atividades principais, e solicitamos que as empresas de todos os lugares avaliem o seu impacto, estabeleçam metas ambiciosas e comuniquem seus resultados de forma transparente.”
O SDG Compass é um documento prático que apresenta as principais ferramentas e planos de ação para as empresas iniciarem a implementação dos ODS na estratégia de negócios. Esse guia foi desenvolvido pelo Pacto Global da ONU, pelo GRI (Global Reporting Initiative) e pelo WBCSD (World Business Council for Sustainable Development).
Segundo esse documento, os principais desafios que as empresas vão enfrentar para a implementação das ODS são: estabelecimento de parcerias, definição de indicadores e a definição das suas próprias metas. Nesse momento, os ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 12 (consumo e produção responsáveis), e 13 (ação contra mudanças climáticas) são os mais relevantes para as empresas.
Oportunidades de mercado
E, mesmo que 52% das empresas já incluem o tema desenvolvimento sustentável em seus posicionamentos públicos, apenas 5% vê os ODS como oportunidade de negócio. Já parou para pensar que, com a nova agenda 2030, existem novos nichos de mercado e necessidades de consumidores que podem ser atendidas pela sua marca? E que atualizar o seu branding pode ser um diferencial nesse momento?
João Paulo Ferreira, CEO da Natura, afirmou, no SDG Investment Forum, que “sustentabilidade não é um custo adicional, não é um pedágio, é um investimento para melhores negócios”. Hoje a Natura explora os recursos naturais da floresta amazônica através do Programa Amazônia que, por sua vez, está intrinsecamente relacionado ao ODS 17 (parcerias em prol das metas). A empresa estabelece parcerias com comunidades locais e prioriza sistemas de produção que reduzam os impactos no ecossistema e favoreçam o desenvolvimento e a saúde da população, além da igualdade de gênero.
Segundo Felipe Bittencourt, sócio-diretor da WayCarbon, algumas das principais oportunidades trazidas pelos ODS para as empresas são: atração de investidores e facilidade de crédito, acesso a novos mercados e melhor comunicação dos impactos positivos da organização aos stakeholders.
Atração de investidores e facilidade de crédito:
Os fundos de investimentos e provedores de crédito se preocupam cada vez mais com a sustentabilidade das empresas em que estão investindo com o intuito de mitigar potenciais riscos e garantir melhores retornos a longo prazo. Assim, o alinhamento da sua marca com os ODS pode ser utilizado como critério para a destinação de novos investimentos e liberação de crédito pelos players do setor financeiro.
Acesso a novos mercados:
Vem surgindo, progressivamente, uma necessidade de clientes por produtos e serviços alinhados com os princípios da sustentabilidade. Segundo o relatório Better Business, Better World (BSDC), os negócios sustentáveis têm o potencial de gerar oportunidades econômicas de, aproximadamente, US$ 12 trilhões e até 380 milhões de empregos por ano até 2030. O relatório também destaca que novos mercados surgirão principalmente em quatro áreas: energia, cidades, agricultura e saúde e bem-estar.
Melhor comunicação dos impactos positivos da organização aos stakeholders:
Uma marca que não se posiciona logo perde o carinho dos consumidores. Muitos stakeholders associam empresas aos impactos negativos gerados por ela, podendo surgir questionamentos que influenciam na imagem e valorização da marca. O bom alinhamento com os ODS garante geração de valor e impacto positivo, contextualizada com as demandas globais.