Impressão 3D: Uma não tão nova tecnologia na palma da sua mão!

Facebook
Twitter
LinkedIn

     Quando se fala de impressão 3D, logo nos vem à cabeça os filmes de ficção científica e suas tecnologias, mas o que a maioria das pessoas não sabem é que ela se desenvolveu há muito mais tempo que possamos imaginar. Ela foi inventada em 1984 por Chuck Hull, um norte-americano que, há mais de 3 décadas, introduziu ao mundo essa tecnologia. É claro que não se pode compará-la com as atuais impressoras, sendo ela inicialmente capaz de produzir polímeros por cruzamento entre monômeros e oligômeros por meio de processos fotoquímicos – a estereolitografia.

     A impressão 3D hoje faz parte da indústria 4.0, que faz o uso de automação e troca de dados com o objetivo de melhorar a eficiência e produtividade. Ela traz o conceito de flexibilidade e rapidez, ampliando as possibilidades de serviços e produtos de um determinado nicho no qual ela atua.

     Na Meta Consultoria, utiliza-se o modelo FDM – Fused Deposition Modeling, ou Fusão por Deposição de Material. Esse modelo é bem conhecido e utilizado no mercado: ele atua aquecendo o filamento, causando a sua fusão e, através do bico de extrusão, deposita as camadas de filamento derretido, formando a peça desejada.

     Os softwares mais utilizados para desenvolver peças são amplamente conhecidos no mercado. São eles responsáveis por dar vida aos projetos e fazer testes para certificar a segurança e durabilidade do produto em conjunto com um melhor custo-benefício. Os mais comuns são o SolidWorks™, sendo um dos mais utilizados, e o Fusion360™, um software mais equipado e parrudo, dedicado a todos os tipos de modelagens e ensaios. A versatilidade dessa ferramenta é impressionante, sendo possível criar peças de diferentes tamanhos, de micropeças a peças de construção de um carro, por exemplo. Também é possível combinar cores e formatos, tudo em um mesmo projeto.

     A impressão 3D se encontra ainda em um campo de atuação que você talvez desconheça. Utilizada pela medicina e com o auxílio de células-tronco, tornou-se possível o desenvolvimento de órgãos e tecidos, o que diminuirá as filas de transplantes num futuro próximo. Um avanço tecnológico inimaginável há alguns anos tem se tornado uma realidade cada vez mais palpável. Um grande triunfo da comunidade científica e uma conquista gigantesca para a humanidade!

     Quer saber mais sobre Impressão 3D e outros serviços que a Meta oferece? Inscreva-se no formulário abaixo e nossa equipe entrará em contato. Visite nossa página de impressão 3D.

Mais textos que você pode querer ler:

Desafios na Modelagem 3D

            Quando se ouve sobre modelagem 3D, vem a ideia de que qualquer coisa é possível, e realmente é. Mas como qualquer

Deixe um comentário