Conhecer as propriedades mecânicas de peças industriais é o diferencial no chão de fábrica

Facebook
Twitter
LinkedIn

corpo de prova em ensaio de tração/compressão

     Para atender a um mercado competitivo, os profissionais buscam se qualificar e se especializar continuamente a fim de se destacarem na indústria. Com isso, surgiu a necessidade de que engenheiros se aprofundassem, por exemplo, na área de análise e de engenharia dos materiais com o objetivo de aumentar o custo/benefício na fabricação de algum produto/peça. Não é de se impressionar que em tempos remotos isso já era considerado. Para tanto, pode-se falar da meticulosidade de Leonardo da Vinci em utilizar os materiais corretos para atender aos seus projetos de engenharia, onde, na maioria das vezes, durabilidade e resistência eram as propriedades mor dos objetos. Além disso, anteriormente a época de da Vinci, ferreiros melhoraram a forma de fazer espadas através da moldagem dos elementos que as compunham.
    Atualmente, os métodos de fabricação de peças industriais envolvem um estudo mais complexo para que suportem a demanda para a qual foram planejadas. Assim, faz-se necessário conhecer as características do material que irá compor o objeto, como: ductilidade, temperatura de fusão, dureza, maleabilidade, entre outros.
    É de grande valia que se tenha essas informações, principalmente, para empresas de processos contínuos, pois uma peça imperfeita que não atende as necessidades pode gerar grande prejuízo.
  • O que é analisado de fato?

    Geralmente, um pequeno exemplar da peça cede condições suficientes para que se possa estudá-la. Para corpos de prova rígidos, na maioria das vezes, que operam sob compressão ou flexão, utiliza-se um deflectômetro eletrônico. De maneira geral, todo tipo de peça, seja ela um polímero, um compósito ou um material cerâmico pode passar pelos procedimentos de ensaios mecânicos. No entanto, faz-se necessário o adequamento às dimensões suportadas de cada equipamento de ensaio, para que, assim, obtenha precisão no estudo do objeto.
  • Como é feito?

    Para entender melhor o comportamento de determinado objeto em processos industriais, realiza-se diversos ensaios mecânicos. Assim, esses ensaios são utilizados para simular como a peça se comportaria em uma determinada situação. Dependendo de cada aplicação, pode ser exigido dela maior resistência, maior dureza, dentre outros.
     A finalidade de cada processo é particular. Por meio dele, pode-se identificar as causas de colapso de uma peça, determinar a relação entre tensão e deformação como também seus valores críticos em laudos e perícias.
     É imperativo que os ensaios e análises de materiais sejam feitos em laboratórios capacitados e com os equipamentos de processos corretos. A Meta Consultoria conta com grande apoio dos laboratórios da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC) da UFU para realizar esses serviços. Abaixo segue um exemplo onde é possível executar ensaios de compressão e tração utilizando o mesmo equipamento.
   No entanto, a engenharia nos permite que seja possível realizar ensaios não destrutíveis (END), dando-nos a capacidade de analisar o material sem a necessidade de prejudicar as peças ensaiadas.
     A seguir, um ensaio por líquido fluorescente penetrante:
corpo de prova sendo analisado através da técnica de líquido penetrante
.
    Em parceria com laboratórios renomados da Universidade Federal de Uberlândia, promovemos diversos ensaios com diversas finalidades. Nesse viés, prezando pela qualidade e eficiência do serviço, são beneficiados pequenas assim como grandes empresas. Para isso, ligue para nós pelos números (34) 3239-4005 / (34) 99145-2277 ou pelo e-mail: contato@metaej.com.br e agende uma visita diagnóstica gratuita conosco!

Mais textos que você pode querer ler:

Desafios na Modelagem 3D

            Quando se ouve sobre modelagem 3D, vem a ideia de que qualquer coisa é possível, e realmente é. Mas como qualquer

Deixe um comentário