Conformação – processo de modelagem
Hoje em dia, diversos objetos e peças metálicas são fabricados com a ajuda de determinados processos industriais. Como exemplo de um desses processos temos a conformação mecânica. De modo geral, ela é utilizada para fazer a moldagem de determinado objeto em seu estado primário. Na maioria das vezes, nesse estágio contém o material que o compõe, acarretando na mudança permanente de sua dimensão. No entanto, você já parou para pensar sobre a origem dos materiais?
Geralmente os metais são encontrados em sua forma composta com outros elementos, tais como cristais, minerais, rochas, entre outros. O processo de obtenção desse metal está ligado com interação atômica que ele possui com as partículas. Assim, se a ligação química for forte, sua extração pode demandar mais de um processo para obtê-lo puro. Usualmente, elementos como o ferro, aço e alumínio passam por uma etapa chamada purificação ou concentração do minério justamente para eliminar as impurezas presentes. Um método simples que exemplifica isso é o garimpo onde é utilizado o mercúrio para separar o ouro de outras substâncias (levigação).
Dessa forma, após a obtenção da matéria prima é possível modelá-la a fim de obter peças industriais através da conformação mecânica.
Principais deformações plásticas
Atualmente, existem diversos métodos industriais que caracterizam o processo de conformação. Assim, é possível classificar os principais em cinco categorias, que são: trefilação, extrusão, laminação, forjamento e dobramento. Como cada caso tem sua particularidade de fabricação, outros fatores podem interferir no produto final, como força aplicada, composição química do material, temperatura, entre outros.
Temos a seguir dois recursos bastante utilizados na indústria de base na fabricação de peças.
Laminação: comprime-se o material do objeto por meio da ação de dois cilindros de aço ou de ferro fundido. Ao girarem em torno de si mesmos, os cilindros provocam uma tensão superficial compressiva possibilitando a modelagem da peça e a diminuição da espessura da mesma. Ademais, a laminação é importante, pois deixa a superfície sem muitas rugosidades. A imagem abaixo exemplifica um processo manual de laminação onde a pessoa ao girar a manivela, consegue fazer os cilindros se movimentarem resultando na modelagem da peça.
Forjamento: a peça é submetida a uma deformação por martelada ou prensagem. O primeiro caso é mais antigo e praticado pelos ferreiros com martelos e bigornas. O segundo é atual e usado em diversas indústrias. Para isso são utilizadas as aço-ferramentas que já possuem um formato específico e que ao pressionarem o objeto, estas normalmente em uma temperatura mais quente, o deixa na forma requisitada. Interessante salientar que esse método modifica a estrutura cristalina dos átomos tornando o material mais resistente do que era antes.
Contudo, o resultado final e a perfeição de determinada peça são influenciados pelas máquinas, quando elas funcionam sem nenhum defeito. Para isso, é necessária a manutenção periódica delas, pois há muito desgaste dos cilindros por causa do atrito e da temperatura.
Mesmo as máquinas em bom estado, as propriedades mecânicas também são importantes e influenciam na entrega final de determinada peça. Dentre elas, estão as principais: elasticidade e plasticidade. A elasticidade é a capacidade de determinado material ser esticado e voltar sem alterações à sua forma inicial. Já a plasticidade ocorre quando, após atingir o limite de escoamento, o material deforma e não retoma as características anteriores à deformação. Ter a expertise de tudo isso é fundamental, pois ao conhecer os limites de cada material pode-se construir peças diversas com funções específicas para atuar na indústria.
Como nós da Meta Consultoria podemos te auxiliar?
É notável a presença de maquinários durante os processos de conformação listados anteriormente. A manutenção deles é muito importante para não haver prejuízos na produção final das peças. A Meta Consultoria, visando a prevenção e a correção de falhas, realiza tal serviço com base em manutenção preventiva e corretiva das máquinas. Dessa forma, pode ser que seu negócio necessite de uma melhoria. Então, que tal agendar uma reunião conosco e marcar uma visita técnica gratuita?