Como um plano de manutenção bem elaborado pode alavancar o seu negócio?

Facebook
Twitter
LinkedIn

A manutenção industrial está diretamente relacionada à produtividade da sua empresa. Além disso, a medida está longe de ser apenas uma despesa. Entenda o porquê!

Homens engenheiros na indústria, olhando para a tela de um notebook
A Manutenção Industrial é a chave para melhores resultados de sua indústria!

            A Manutenção Industrial consiste em um conjunto de práticas que têm como objetivo providenciar à produção equipamentos em bom estado de funcionamento, garantindo a disponibilidade e confiabilidade a um custo coerente. O conceito de disponibilidade pode ser traduzido como a quantidade de tempo em que o equipamento está disponível, sem defeitos, para ser utilizado. Já o conceito de confiabilidade significa que, além de disponível, o equipamento precisa ser seguro, ou seja, não apresentar riscos para o operador. Se um problema no acionamento de uma máquina exige que ela fique parada por 6 horas, em um intervalo de 24 horas a disponibilidade desta máquina é de 75%, por exemplo. Um equipamento disponível para ser utilizado, porém sem as proteções das partes móveis fixadas (conforme exige a NR 12) não é confiável, pois não confere segurança ao operador.

            Em sistemas produtivos complexos, com uma série de equipamentos que dependem um do outro, ter uma boa gestão da manutenção faz toda diferença. Se uma máquina que se encontra no final do processo produtivo parar, provavelmente todo o sistema terá de ser desligado, perdendo tempo de produção e podendo até causar danos à matéria-prima. Para processos produtivos que possuem secadores ou umidificadores, por exemplo, é essencial que se tenham bons planos de manutenção: se os equipamentos desta cadeia produtiva pararem, é possível que haja acúmulo de produto nos secadores, secando-o mais que o necessário ou deixando-os úmidos demais. Entender que manutenção é um investimento, não um ônus, e incluí-la no planejamento estratégico da sua empresa pode ser a mudança que aumentará a performance do seu maquinário e, consequentemente, seu lucro.

Os 3 tipos de manutenção industrial mais comuns
  • Manutenção Corretiva: é a que atua na correção de problemas que decorrem do uso contínuo do equipamento. É a contramedida após a falha de um componente, e é o tipo de manutenção que queremos evitar. Nosso objetivo é aumentar a disponibilidade do equipamento, sem surpresas ou paradas não planejadas.
  • Manutenção Preventiva: visa evitar que possíveis falhas venham a acontecer através de intervenções programadas, baseadas na construção de um histórico da vida operacional da máquina. Ou seja, o ciclo de vida de um rolamento de esferas é estimado e ele será programado para ser substituído antes que este período expire. É interessante, mas não é o ideal, uma vez que estes ciclos de vida não são estimados de maneira precisa, fazendo com que um rolamento possa ser trocado antes de atingir níveis críticos de desgaste e componentes também venham a falhar antes do momento previsto pelo ciclo de vida.
  • Manutenção preditiva: é a prática de manter acompanhamento periódico dos componentes através de ferramentas que fornecem suas condições mecânicas reais, com o equipamento em funcionamento, a fim de se prever o momento exato de falha e intervir antes que ela ocorra. Essa é uma prática muito efetiva, pois reduz significativamente os custos com trocas de peças e não afeta a disponibilidade, já que as medições são feitas com o equipamento em funcionamento.
Os benefícios de um plano da manutenção bem estruturado
  • Aumento na disponibilidade dos equipamentos: um bom plano de manutenção reduz o número de paradas não planejadas e o tempo médio entre falhas (MTBF).
  • Redução de custos: a combinação da manutenção preditiva com a preventiva reduz o número de trocas desnecessárias e aumenta a vida útil dos componentes.
  • Produtividade: tempo é dinheiro! Um bom plano de manutenção garante a disponibilidade dos equipamentos para produção, sem tempo de máquina parada.
  • Aumento da vida útil do maquinário: a combinação da manutenção preditiva e preventiva garante inspeção constante nos componentes dos equipamentos, diminuindo a probabilidade de falhas irreversíveis.
  • Melhoria no ambiente de trabalho: as máquinas funcionando conforme o planejado, a um ritmo constante de produção e sem grandes imprevistos, contribuem para um ambiente de trabalho agradável.
Quer começar a implementar essas mudanças HOJE mesmo e impulsionar sua empresa? Entre em contato com a Meta Consultoria através do formulário abaixo!

Mais textos que você pode querer ler:

Desafios na Modelagem 3D

            Quando se ouve sobre modelagem 3D, vem a ideia de que qualquer coisa é possível, e realmente é. Mas como qualquer

Deixe um comentário