Quando se fala em liderança, sempre nos vem à mente alguma espécie de pessoa destaque, cujos pensamentos são prósperos e os punhos são de aço. Essa visão totalmente cinematográfica e ilusória ficou no passado. A maior característica de um líder moderno é poder acompanhar sua própria equipe de perto e contribuir para a performance dos membros, afinal, nunca se vence uma guerra lutando sozinho!
Afinal de contas, apesar de ser um pouco inconveniente para os membros às vezes, o acompanhamento, quando realizado corretamente, só tem a contribuir para empresa e seus colaboradores, auxiliando, assim, na organização, na saúde e na qualidade de vida da equipe. Tudo isso, de fato, implica diretamente o foco, as metas e resultados mais satisfatórios.
O primeiro passo é se comunicar com clareza, afinal, a equipe necessita entender as tarefas e compreender que aquilo que lhes foi pedido é parte de um projeto. É também muito importante estabelecer prazos, dividir tarefas e orientar cada etapa, uma vez que, ao seguir estes passos, acompanhamos melhor a evolução de cada membro da equipe. É importante também esse procedimento ao final de cada projeto ou periodicamente, a fim de que cada componente da empresa receba feedbacks acerca das dificuldades dentro das equipes, buscando, assim, o crescimento coletivo de seus membros.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nossos textos complementares sobre liderança:
Liderança pelo exemplo: um forte aliado dos bons líderes
5 Passos para ser um LÍDER melhor