Contemporaneamente, o mercado de trabalho pede a competência de liderança, que é um diferencial para quem sabe explorá-la. No texto de hoje, você verá formas de desenvolvê-la e estar cada vez mais preparado para aplicá-la.
Um bom líder começa no desenvolvimento de três pontos: primeiramente, a autoliderança, que consiste em se conhecer precisamente (suas principais habilidades e dificuldades) e agir nos pontos que você considera que precisa desenvolver. Logo após, é essencial que você conheça o cargo que está ocupando ou irá ocupar, mapeando as competências necessárias e explorando os desafios que você, possivelmente, irá enfrentar. Busque também desenvolver os aspectos técnicos e comportamentais que são necessários ao cargo. Por fim, conheça seu time de trabalho. Saiba identificar os pontos fortes de sua equipe, os pontos nos quais você deve ter mais atenção e as ações para otimizar os pontos a serem melhorados.
Com isso em mente veja 5 ações que, em seguida, poderão te auxiliar a liderar melhor:
- 1. Dê Feedbacks: crie o hábito de observar, elogiar e criticar, construtivamente, o trabalho das pessoas de sua equipe. Isso valorizará o bom trabalho e irá melhorar os pontos que necessita.
- 2. Ouça Ativamente: dê atenção, entenda as necessidades de sua equipe. Esteja aberto aos feedbacks que lhe são dados, sendo eles insumos para o autodesenvolvimento e uma forma de adiantar possíveis problemas futuros.
- 3. Estude sempre: crie estratégias, esteja atualizado com as novidades do mercado para que, nos momentos difíceis, de grandes decisões ou de conversas delicadas, seu preparo prévio fará grande diferença na assertividade de suas ações.
- 4. Dê o exemplo: como se diz aquele famoso ditado popular: “a melhor forma de falar é fazendo”,então mostre sua ação e dedicação, exercendo sua parte a fim de mostrar resultados. Assim, sua equipe terá mais confiança em você. Só falar não basta, é necessário agir!
- 5. Seja você: não force uma personalidade que você não tenha, faça da sua forma e naturalmente, mas sempre se lembre de ser respeitoso, não negligenciar as atividades que precisem ser feitas e as pessoas ao seu redor.
Finalizo lembrando o que Simon Sinek disse: “Liderança é uma escolha, não um título”, ser líder não é um título estático que você recebe uma única vez e sempre o terá. A liderança é uma multiplicidade de escolhas que serão feitas nos mais diversos contextos, e, com as dicas acima, você poderá exercê-la de uma forma melhor.