Na sociedade atual, onde tudo acontece muito rápido e são inúmeras as fontes de distração, é comum que as pessoas ocupem seu tempo com um milhão de coisas e, ao final do dia, ao olhar para trás, percebam que não foi feito nada realmente importante.
Se você se identificou com essa situação, esse texto vai te ajudar a entender como tirar o maior proveito do seu dia.
Você sabe o que é produtividade? A produtividade, segundo o dicionário, é a capacidade de produzir. Indo além disso, a produtividade pode ser observada como uma ferramenta de velocidade para alcançar um objetivo. Dessa forma, a pergunta agora é: por onde começar então?
1 – Planeje sua semana ideal
Pode ser em uma planilha do Excel, Google Agenda ou até em uma folha de papel – só cuidado para não esquecê-la embaixo de uma pilha de outras coisas. Ela deve ficar à vista e ser constantemente referenciada. Aqui estão algumas dicas de como montar essa semana:
- Leve em consideração o tempo gasto com trânsito, no almoço, no banho, etc.
- É de extrema importância planejar tempo livre e horários para se divertir!
- Se possível, reserve um tempo na semana para se dedicar a algum projeto pessoal. Sabe aquele idioma que você sempre quis aprender? Ou então aquele assunto sobre o qual sempre teve curiosidade, mas nunca conseguiu tempo para ver mais a fundo. Projetos pessoais são tão importantes quanto os profissionais, já que são o caminho que te levam para a vida que você deseja ter.
- Tente agendar um tempo ao menos uma vez na semana em horário comercial para imprevistos – uma reunião com cliente que não pode ser reagendada, uma ida necessária ao banco, entre outras situações como essas que podem acontecer.
- Não se esqueça de que essa é uma ferramenta, e deve ser revisada e adequada com o passar do tempo para atender as suas necessidades.
- Por último, não se prenda exatamente ao que escreveu, a “semana ideal” deve servir de referência para que você possa organizar e planejar a sua semana, provavelmente não vai ser cumprida à risca todos os dias, e está tudo bem, o que realmente importa é que você está fazendo o seu melhor dadas as condições daquele dia.
Você deve estar se perguntando: certo, minha planilha está pronta. E agora?
2 – Crie sua lista de tarefas
Depois de pronta a planilha, você deve criar sua lista de afazeres. Existem inúmeras maneiras de dividir sua lista, ela pode ser semanal, diária, dividida em períodos (manhã, tarde e noite), por setores (pessoal/ profissional), existem infinitas possibilidades, teste as que acha que mais se adequarão até encontrar a lista perfeita para você. Para isso você pode usar um caderno ou aplicativos como: o Google Keep ou o Todoist, ambos cumprem muito bem a função de criar e separar listas em geral.
3 – O bloco de notas é seu amigo
Use e abuse do seu bloco de notas do celular! Além de ser um item que carregamos praticamente o tempo todo, é um ótimo local para anotar as ideias que aparecem do nada em nossa mente de modo que é possível lidar com elas em um momento mais propício. O cérebro humano é ótimo para ter ideias, mas não tão bom assim para armazená-las e o simples esforço de não esquecer esse pensamento pode ser suficiente para te fazer perder o foco da tarefa que é importante no momento! Então anote e esqueça por enquanto – só lembre de voltar a esse bloco de ideias uma vez na semana ao menos, para ter certeza de que nada está sendo esquecido.
4 – Procure o melhor ambiente
Procure ter um ambiente de trabalho organizado e sem muitas distrações, de preferência longe da cama ou sofá, para que não fique constantemente tentado a deitar e procrastinar.
5 – Hidrate-se. Sempre!
Tenha uma garrafa de água perto de você, e só pare a atividade que está executando quando a garrafa estiver vazia. Isso vai te ajudar a ser mais produtivo e ainda se manter hidratado!
6 – Comece pequeno
Quando não estiver se sentindo animado para começar o trabalho, tente se forçar a fazer ao menos 2 tarefas simples e que exigem pouco esforço. Quando tiver finalizado, a chance de se sentir motivado a fazer as tarefas complexas é muito maior!
7 – Mantenha-se focado
Coloque um alarme no celular a cada 2 ou 3 horas e toda vez que ele tocar pergunte a si mesmo: eu estou sendo produtiva nesse momento? Se a resposta for sim, ótimo! Você está no caminho certo. Se não, deveria estar fazendo algo? Se a respostar for não, aproveite seu tempo livre, se sim, conte até três e mãos à obra!
8 – Priorize!
Tenha um número limitado de focos por dia, defina suas prioridades e foque em uma de cada vez.
9 – Mãos à obra
Por fim, planeje apenas o suficiente para executar. Planejar é importante, mas planejamento demais pode levar à lentidão.
Essas foram dicas que me ajudaram muito a ser mais produtiva e, por isso, resolvi compartilhá-las com você. Caso sinta necessidade de mais embasamento ou informações, existem livros, sites e vídeos dedicados ao assunto (e eu também estou disposta a ajudar). E aí, o que está esperando para começar?
This Post Has One Comment
Very cool, some wonderful points! I appreciate you making this post available, the rest of your site is also well done. I hope you have a great day.